sábado, 29 de maio de 2010

Ensaio da Peça: " Marmaduke`s Birthday".

Todos em conjunto. Vamos lá ver se não nos enganamos na posição da perna.
A familia real parece apreensiva!!!!

Será que isto vai dar certo?

A coreógrafa é muito exigente!

Dizem que apontar é muito feio. Será?

Quem tem pé de chumbo?

O que fazer agora? Não aguento mais.
Pois é, meus amigos, o que se "sua" nestes ensaios.... Tudo isto para
pôr em cena, no próximo dia 1 de Junho, a Peça de Teatro, Marmaduke` s Birthday, na qual todos os alunos do 5ºD vão participar. Saliento que todo o diálogo entre as personagens decorre em Inglês.!
Estás convidado. Não faltes!....






terça-feira, 4 de maio de 2010

Visita de estudo à Tapada Nacional de Mafra.

Tapada Nacional de Mafra

Alguns habitantes da mata:Gamos e crias de Javali.
Tapada Nacional de Mafra.

. Tapada Nacional de Mafra




No passado dia vinte sete de Abril, as turmas do 5º D e do 5º G, participaram , no âmbito da disciplina de Ciências da Natureza, numa visita de estudo à Tapada Nacional de Mafra.


Alunos e professores partiram às 8h e 30m de autocarro em direcção à Tapada de Mafra.


No decorrer do percurso encontramos muito trânsito; principalmente à entrada da ponte Vasco da Gama. Mas, com calma e boa vontade, tudo correu bem e chegámos às 10h à Tapada Nacional de Mafra.


Ao chegarmos à Tapada, os alunos fizeram um pequeno lanche e de seguida iniciou-se a visita à mata. Entrámos todos para o comboio, que nos aguardava conjuntamente com uma guia, a Filipa, que nos explicou durante o trajecto um pouco da história da tapada de Mafra. Seguidamente, explicou-nos e pudémos observar algumas das difrentes espécies de animais que lá existem: os gamos, os veados, os javalis com as sua crias, a gineta, o saca rabos e também as difrentes espécies de plantas; tais como, os fetos, os plátanos, os sobreiros, o feno, urze, o trovisco, as estevas, etc.. Vimos tudo isto dentro de um comboio em movimento. Não queiram saber: cada vez que o condutor do comboio metia a primeira mudança, todo o nosso corpo estremecia.


Visitámos também o Museu da Tojeira, no qual se encontravam expostas algumas espécies existentes na Tapada, mas embalsemadas, tais como: o Lince ibérico, o Bufo real, o Açor, etc.. Ficámos a saber, à medida que os animais vão envelhecendo, os seus ossos também se vão tornando mais frágeis. A comprovar esta afirmação, observámos várias hastes de um mesmo veado, que compreendiam um período de dezoito anos e comparámo-las.


Depois do percurso do combóio, fomos almoçar em alegre convívio.


Durante a tarde participámos no jogo: "A Caça ao Tesouro". Constituímos duas equipas de dez alunos. Cada uma tinha um guião com perguntas acerca da fauna e flora da Tapada. As equipas eram lideradas pelas professoras Eugénia Gomes e Célia Fonseca. A Equipa " Os Fetos", constituída pelos alunos: Afonso; Ana Rita; Ana Sofia; Matilde; Nádia; Nicole; Pedro Dias; Pedro Pestana e Rafael, acompanhados pela professora Eugénia Gomes; conseguiram um honroso 2ºlugar! Parabéns! Este jogo culminou com a realização de um totém, por equipa.


Foi um dia bem passado, com muito calor à mistura e muito convívio. Regressámos no autocarro em direcção a Alcochete pelas 16h.35m. Durante a viagem tivemos como animador, o aluno João Sobral, do quinto D, que nos cantou vários fados, mostrando assim os seus dotes musicais. Ah Fadista! Não nos podemos esquecer da professora de Música, Sara Laureano, que nos cantou e encantou com duas árias de uma Ópera. Que voz tão linda...

Um dia memorável a repetir para o ano!